segunda-feira, 23 de março de 2015

Gravura, faça você mesmo!

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.
Xilogravura
Resultado de imagem para gravura em metal
Gravura em metal
Calcogravura

O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895-1961), Lívio Abramo (1903-1992), Marcelo Grassmann (1925), Evandro Carlos Jardim (1935), Carlos Oswald (1882-1971), entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado em contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto Alegre, dirigido por Carlos Scliar (1920-2001) - em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido pelo escultor Abelardo da Hora (1924), em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na cultura popular nordestina.

Abandono- Oswaldo Goeldi



Agora é sua vez, veja o vídeo e faça sua própria gravura em casa.



Materiais:
-Bandeja de isopor
-Rolinho de pintura
-Tinta guache
-Lápis ou caneta
_Folha para impressão

Modo de fazer 

Escolha um desenho e perfure na bandeja de isopor, passe tinta com o rolinho, coloque a folha em cima da superfície pintada e retire.



Nenhum comentário:

Postar um comentário